Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

As galáxias são o tema do quarto minicurso da Escola de Inverno 2020

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 19h23 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 14h26

Encerrando a Escola de Inverno 2020, pela primeira realizada de modo virtual, acontece o minicurso “O guia da cientista das galáxias”. O curso é ministrado pela pesquisadora Amanda Lopes, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, terça a quinta-feira, sempre às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do ON no YouTube.

As galáxias são formadas por estrelas, gás, poeira e matéria escura. Elas existem nas mais diferentes configurações, podendo apresentar uma variedade de tamanhos e formas, estarem isoladas ou associadas a outras galáxias. Como as galáxias são estruturas fundamentais na construção do Universo, é essencial compreender como elas se formam e evoluem ao longo do tempo. Porém, esse é um grande desafio que parece não estar nem próximo de uma solução. "Nesse minicurso introduziremos alguns dos principais fatos observacionais e ideias teóricas que criaram o nosso conhecimento atual sobre o Universo extragaláctico, ou seja, tudo além da nossa própria galáxia. Também apresentaremos algumas das questões que permanecem abertas e são tópicos de pesquisa", adianta Amanda. 

Amanda é astrônoma, com mestrado e doutorado também em Astronomia pela UFRJ. Atualmente, é pós-doutora na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON.

 

CONFIRA OS MINICURSOS 

Pequenos corpos do Sistema Solar - Hissa Medeiros
14, 15 e 16 de julho, das 17 às 18h

A história da Via Láctea escrita nas estrelas - João Victor Sales
21, 22 e 23 de julho, das 17 às 18h

Universo: a fronteira final - Simony Costa
28, 29 e 30 de julho, das 17 às 18h

O guia da cientista das galáxias - Amanda Lopes
4, 5 e 6 de agosto, das 17 às 18h

 

SOBRE A ESCOLA DE INVERNO

Desde 1998, o Observatório Nacional oferece a Escola de Inverno em Astrofísica. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o ON realizará o evento, pela primeira vez, de forma virtual. Com isso, o formato da escola foi modificado, com a realização de um minicurso a cada semana, durante quatro semanas, entre julho e agosto. Essa alteração visa facilitar a participação do público e também permite a inscrição em um ou mais cursos separadamente, conforme a escolha dos interessados.

A Escola de Inverno em Astrofísica é gratuita e voltada a alunos de graduação das áreas de Astronomia, Física, Matemática, Química e Computação. Os inscritos, que inicialmente participariam das aulas na plataforma Zoom, agora devem assisti-las pelo Youtube e responder ao formulário de presença que foi enviado por e-mail, para garantir o certificado.

Confira a programação na página do evento.

Fim do conteúdo da página