Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

É hoje! Dia 21: conjunção de Júpiter e Saturno em transmissão ao vivo

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 16h59 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 17h07

Links relacionados:

Chegou o dia tão esperado! Hoje os dois gigantes do sistema solar serão vistos aqui da Terra em aproximação tão grade que parecerão uma estrela, se vistos a olho nu.

Olhe para o céu! Não deixe de ver esse espetáculo celeste que só voltará a ser visível dessa forma no ano de 2080.

Como e quando encontrar no céu?

Se o céu estiver bem limpo você já vai ver mesmo antes de escurecer! Júpiter e Saturno são planetas, mas a olho nu parecem estrelas. Olhe para a região onde o sol se pôs. Espere alguns minutos depois do pôr do Sol. Eleve os olhos para cima do horizonte, uns vinte graus. Quanto é 20 graus? Estique o braço em direção ao céu, abra bem a mão. Com o polegar na altura do horizonte, o dedo mindinho vai estar apontando para uma estrela: são eles! Júpiter e Saturno juntinhos no céu. Eles vão ficar cada vez mais baixos, então fique de olho logo que escurecer

Essa grande proximidade torna possível ver em um único campo focal de um telescópio: Júpiter Saturno e, ao mesmo tempo, dependendo da capacidade de aumento do telescópio, os 4 maiores satélites de Júpiter (chamados galileanos) e dois dos maiores satélites de Saturno: Titan e Jápeto.

Hoje, a partir das 17h30 o Observatório Nacional vai fazer a retransmissão das observações dos nossos parceiros de “O Céu em sua Casa: observação remota”. Nesta noite, os telescópios de nossos parceiros estarão apontados para o céu em diversas localidades do Brasil para mostrar a bela e rara conjunção de Júpiter com Saturno, em tempo real, conforme as condições climáticas de cada localidade.. A live pode ser acompanhada pelo público no canal do ON no YouTube (www.youtube.com/observatorionacional), a partir das 17h30 (hora de Brasilia)

Essa observação remota conta com a colaboração doCentro de Estudos Astronômicos de Alagoas ( CEAAL) e Usina da Ciência UFAL; Seara da Ciência (Fortaleza,CE); Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF/CE); Clube de  Astronomia de Pernambuco (AstroPE); Espaço Astronomia UDESC Oeste e Apontador de Estrelas (Chapecó/SC); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e Planetário do Rio.

A mediação será feita pela pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, Leandro Guedes e Wailã Cruz do Planetário do Rio, que auxiliarão na identificação do céu e darão informações sobre os astros visíveis.

 

21 de dezembro, segunda-feira, a partir das 17h30(hora legal de Brasília)

Fim do conteúdo da página