Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ON participa da SNCT em parceria com o Espaço Ciência-PE

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 21h37 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 21h43

Todo ano, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), instalado pelo Observatório Nacional em Itacuruba, no sertão pernambucano, abre suas portas ao público, recendo caravanas de diversas cidades da região. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o OASI não receberá visitantes presenciais, mas participa de atividades virtuais, em parceria com o Espaço Ciência.

“Menos luzes, mais estrelas. Como está o céu noturno de sua cidade?”. Esta é uma das atividades integradas, envolvendo instituições dos vários municípios da região e o público interessado. Os participantes observarão o céu durante o período da SNCT tendo como referência aplicativos instalados em celulares. Os dados obtidos serão compilados para traçar um panorama estadual que poderá, inclusive, servir como base para a formulação de políticas públicas sobre poluição luminosa. As instruções para participação estão na página do Espaço Ciência

Ainda sobre o tema da Poluição Luminosa, será realizado um bate-papo, no dia 21 de outubro, quarta-feira, às 15h, com Teresinha Rodrigues, pesquisadora do ON; Antonio Carlos Miranda, professor da UFRPE que coordena o projeto Desvendando o Céu Austral; e Cleiton Batista, da Coordenação de Astronomia do Espaço Ciência e Observatório da Sé.

Acesse aqui a programação completa do Espaço Ciência na SNCT. 

Fim do conteúdo da página