Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“O céu em sua casa: observação remota” mostra conjunção de Saturno e Júpiter com a Lua

Publicado: Sábado, 27 de Junho de 2020, 12h59 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 14h29

Links relacionados:

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, o céu estará especialmente atrativo com a conjunção de Saturno e Júpiter com a Lua. Para mostrar esta linda composição aos que gostam de contemplar o céu, o Observatório Nacional promove a quinta edição do evento “O céu em sua casa: observação remota”. A partir das 20h, no canal do Observatório Nacional no YouTube, os telescópios de nossos parceiros estarão apontados para transmitir as imagens de diversos lugares do Brasil em tempo real, conforme as condições climáticas de cada localidade.

As observações começam às 20h, com imagens da Lua, Saturno e Júpiter. E o céu ainda nos presenteia com mais uma possibilidade de imagens ao final da live: Marte estará visível, chamando atenção por seu brilho cada dia maior

Esta edição do evento “O céu em sua casa: observação remota” é realizada em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL; o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF); o Clube de  Astronomia de Pernambuco (AstroPE); o Clube de Astronomia de Rondônia (CAR); o Grupo de Astronomia da Seara (GAS), Seara da Ciência, Planetário Rubens de Azevedo e Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Planetário do Rio.

A mediação será feita pelos pesquisadores Eugênio Reis e Josina Nascimento, do Observatório Nacional, e Leandro Guedes e Wailã Cruz, do Planetário do Rio, que auxiliarão na identificação do céu e darão informações sobre os astros visíveis.

 

O céu em sua casa: observação remota

25 de setembro, sexta-feira, das 20h às 21h30

Canal do ON no YouTube - www.youtube.com/observatorionacional

 

Telescópio que será utilizado pelo Clube de Astronomia de Brasília

 

  

Equipamento que será usado pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas  

 

Fim do conteúdo da página