Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lua oculta Marte na noite de 5 para 6 de setembro

Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 19h08 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 20h44

Na noite deste sábado para domingo, de 5 para 6 de setembro, acontece uma nova ocultação de Marte pela Lua, como ocorreu também no dia 9 de agosto. Esta ocultação ocorre em torno da meia-noite, dependendo do local. A proximidade aparente de Marte com a Lua pode ser observada a olho nu, mas para ver em detalhe é necessário o uso de um binóculo ou telescópio. Os momentos mais interessantes são o de desaparecimento e reaparecimento do planeta vermelho, quando aparentemente ele “encosta” na borda da Lua, desaparece por trás dela e depois reaparece.

Marte, momentos antes da ocultação pela Lua, no dia 9 de agosto de 2020. 
Imagem: Robert Magno/Apontador de Estrelas

 

Visibilidade

O fenômeno pode ser visto em quase todo território nacional, porém dependendo do local do observador, os horários e a altura da Lua são diferentes, bem como o tempo de duração da ocultação.

No Rio de Janeiro/RJ, por exemplo, tem duração de aproximadamente 20 minutos, sendo o instante do desaparecimento, no dia 6, à 0h13, e o reaparecimento, à 0h35 (horário de Brasília). Já em Porto Velho/RO, pode ser visível por mais tempo e com início mais cedo, sendo o desaparecimento ainda no dia 5, às 23h38 e o reaparecimento, às 0h50 do dia 6. 

“Assim, de acordo com a localidade, teremos um fenômeno diferente, pois os horários de início e fim, a duração, o ângulo de incidência e a altura da Lua serão diferentes”, explica Josina Nascimento, pesquisadora da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

“A olho nu, não será possível distinguir os instantes exatos do desaparecimento e do reaparecimento porque a Lua estará com 87% do seu disco iluminado. Somente se o céu ficar nublado é que o fenômeno não poderá ser visto, e quanto menor a poluição luminosa local melhor a visibilidade”, orienta a pesquisadora.

Ocultações não são eventos raros, podendo até acontecer várias vezes por ano. Entretanto, a próxima ocultação de Marte pela Lua visível no Brasil será somente em fevereiro de 2026.

Para acompanhar o fenômeno deste fim de semana, o Observatório Nacional fará a retransmissão ao vivo através de seu canal do youtube (https://www.youtube.com/user/observatorionacional) a partir das imagens dos parceiros Apontador de Estrelas, de Chapecó/SC, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL, de Maceió/AL, do Clube de Astronomia e Ciência de Rondônia, e do Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51), do Rio de Janeiro.

Ocultação de Marte pela Lua ocorre entre a noite do dia 5 e madrugada do dia 6 de setembro
Crédito: Stellarium
 

 

 

Fim do conteúdo da página