Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“O céu em sua casa”, com observação remota dos astros, acontece nesta sexta, dia 28

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 19h23 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 20h32

Links relacionados:

As sessões de observação virtual do céu são sucesso. Por isso, o Observatório Nacional promove a terceira edição do evento “O céu em sua casa: observação remota”. Nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, os telescópios de nossos parceiros estarão apontados para o céu em diversas localidades do Brasil e poderão mostrar Lua, Júpiter e Saturno em tempo real, conforme as condições climáticas de cada localidade.

A live “O céu em sua casa: observação remota” poderá ser acompanhada pelo público no canal do ON no YouTube (www.youtube.com/observatorionacional), das 19h30 às 21h.

Júpiter poderá ser observado remotamente, se as condições climáticas forem favoráveis
Crédito: Robert Magno/Apontador de Estrelas

O evento é realizado em parceria com o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51/RJ), o Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra/RJ), o Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana (NAAP/RJ), o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL, o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF), Seara da Ciência (Fortaleza/CE), o Clube de  Astronomia de Pernambuco (AstroPE), o Clube de Astronomia e Ciência de Rondônia, o Espaço Astronomia UDESC Oeste e Apontador de Estrelas (Chapecó/SC), e o Planetário do Rio.

A mediação será feita pelos pesquisadores Eugênio Reis e Josina Nascimento, do Observatório Nacional, e Leandro Guedes e Wailã Cruz, do Planetário do Rio, que auxiliarão na identificação do céu e darão informações sobre os astros visíveis.

 

Saturno é um dos astros que podem ser vistos no céu na sexta-feira, dia 28
Crédito: Robert Magno/Apontador de Estrelas

O céu em sua casa: observação remota

28 de julho, sexta, das 19h30 às 21h

Canal do ON no YouTube

Fim do conteúdo da página