Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Imagem do cometa Neowise é captada pelo Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 22h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 22h15

Links relacionados:

Imagens do cometa C/2020 F3 Neowise foram obtidas pelo Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) na última segunda-feira, dia 27 de julho. As imagens foram feitas com o telescópio ótico de espelho principal de 1,0 m de diâmetro instalado na região semiárida, em Itacuruba (PE), pelo Observatório Nacional. 

Apesar da boa localização do observatório, a posição do cometa, muito baixo no horizonte ainda iluminado pelo Sol, dificultou o uso da câmera CCD para realizar imagens durante a missão observacional em curso.

Na noite de 27 de julho a equipe que conduzia a observação remota do OASI obteve imagens que destacam a atividade nas proximidades do núcleo do cometa, envolto pela coma -  nuvem de poeira e gás que circunda o núcleo cometário -, e a cauda.

Durante a observação, o cometa estava a uma distância de aproximadamente 108 milhões de km (0,724 ua) da Terra e com magnitude aparente de 5,1. As imagens foram realizadas em distintos tempos de exposição e filtros. Para as imagens coloridas, foram usadas cores reais obtidas pela integração dos filtros.

O cometa C/2020 F3 foi descoberto em 27 de março de 2020 pelo programa Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explore), da NASA. A aproximação máxima do Sol (periélio) ocorreu em 3 de julho e a máxima aproximação da Terra foi no dia 23 de julho.



Fim do conteúdo da página