Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro realiza seminário virtual

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 18h46 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 18h46

Em virtude da pandemia da COVID-19, a VI Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, que traz uma homenagem ao centenário de Celso Furtado, será adiada para 2021. Porém, para marcar a trajetória da Semana-Pop, como também é chamada, será realizado um evento virtual com a participação das instituições organizadoras, no dia 31 de julho, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) no Youtube.

A Semana-Pop é uma parceria entre o Observatório Nacional, o INSA, a UFRPE/Programa Desvendando o Céu Austral e o Espaço Ciência de Pernambuco. É realizada tradicionalmente no mês de maio, em um município da região semiárida com o apoio de prefeituras e de instituições locais. 

Como parte da programação, caravanas de participantes são organizadas para visitar o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI/ON), instalado em Itacuruba (PE). A primeira versão, em 2015, ocorreu em Ibimirim (PE) e, nos anos seguintes, a Semana-Pop foi sediada em Floresta (PE), Monteiro e Sumé (PB), Paulo Afonso (BA) e Serra Talhada (PE). Em 2020, o evento seria sediado no INSA/MCTI, na cidade de Campina Grande (PB).

 

Programação - 31 de julho, 10h

  • Importância da Gestão do Conhecimento e Popularização da Ciência - Ricardo Lima (INSA)
  • Os 10 anos do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) e as ações de divulgação científica – Teresinha Rodrigues (ON)
  • Levando a Ciência ao Jovem – Roberta Cristina (Espaço Ciência)
  • A história da Semana de Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro – Antônio Carlos Miranda (UFRPE)
  • Celso Furtado e o Semiárido – Jonas Duarte (UFPB)

 

Fim do conteúdo da página