Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“O céu em sua casa”: ON promove observação remota com transmissão pelo canal do YouTube

Publicado: Sábado, 27 de Junho de 2020, 12h59 | Última atualização em Domingo, 28 de Junho de 2020, 20h59

Links relacionados:

Neste período de distanciamento social para reduzir a disseminação do novo coronavírus, o céu é um atrativo natural e fascinante para as noites. Quem aproveitou os dias em casa para observar os astros? Ver o céu estrelado, a Lua e alguns planetas como pontos brilhantes no céu é encantador. Imagine poder vê-los mais de perto! Neste domingo, dia 28 de junho, o Observatório Nacional promove, pela primeira vez, uma observação remota do céu, que poderá ser acompanhada pelo público no canal do ON no YouTube (www.youtube.com/observatorionacional), das 19h30 às 21h30.

O evento “O céu em sua casa: observação remota” é realizado em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), o Clube de Astronomia de Fortaleza/CE (CASF), o Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra), o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51) e o Planetário do Rio. Os telescópios dos clubes e grupos estarão apontados para o céu e vão transmitir, em tempo real, o céu visível nas cidades onde estão situados. Como a observação é ao vivo, o evento está sujeito às condições do tempo em cada cidade.

A mediação será feita pelos pesquisadores Eugênio Reis e Josina Nascimento, do Observatório Nacional, e Leandro Guedes, do Planetário do Rio, que auxiliarão na identificação do céu e darão informações sobre os astros visíveis.

 

O céu em sua casa

28 de junho, domingo, às 19h30

Canal do ON no YouTube

 

Telescópio que será utilizado pelo Clube de Astronomia de Brasília

 

O Clube de Astronomia de Fortaleza/CE usará este telescópio na observação de domingo

 

José Carlos Diniz, do Grupo NGC-51, observará em Nova Friburgo/RJ

 

Telescópio que será usado pelo grupo NGC-51, no Rio de Janeiro/RJ

 

O Clube de Astronomia de Araruama/RJ usará este telescópio para mostrar o céu

 

Equipamento que será usado pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas  

 

Fim do conteúdo da página