img

Programa

Pequenos corpos do Sistema Solar - Hissa Medeiros
14, 15 e 16 de julho, das 17 às 18h

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013), mestre em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016) e doutora em Astronomia pelo Observatório Nacional (2019). Atualmente, é pós-doutora na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON.

Os pequenos corpos do Sistema Solar, segundo a definição oficial da UAI (União Astronômica Internacional), são todos os objetos que não são satélites, planetas ou planetas anões. Nessa definição podemos incluir os asteroides, cometas, entre outros. Utilizando os asteroides como exemplo de estudo, podemos obter informações, a partir de suas propriedades físicas, do Sistema Solar primordial já que se acredita que alguns desses corpos sofreram pouca alteração desde a sua formação. Neste minicurso vamos conversar sobre o Sistema Solar, dando ênfase aos pequenos corpos; comentar sobre a importância do estudo das suas propriedades físicas, em especial a dos asteroides; e, por fim, apresentar as pesquisas atuais nessa área sobre as missões espaciais e o projeto IMPACTON, que faz parte do Observatório Nacional.




A história da Via Láctea escrita nas estrelas - João Victor Sales
21, 22 e 23 de julho, das 17 às 18h

Bacharel em física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre e doutor em Astrofísica pelo Observatório Nacional, fez pós-doutorado no European Southern Observatory, em Santiago, no Chile. Atualmente é pós-doutor na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

Neste minicurso será apresentada uma visão geral sobre as características químicas das populações estelares da Via Láctea e como tais informações podem nos ajudar a desvendar a história da nossa Galáxia. Em adição, será mostrada também a importância dos aglomerados estelares e das descobertas de sobredensidades estelares na montagem desse quebra-cabeça chamado Via-Láctea.


Universo: a fronteira final - Simony Costa
28, 29 e 30 de julho, das 17 às 18h

Licenciada em Física pela UEPB (2012), mestre em Física pela UFCG (2015) e doutora em Astronomia pelo ON (2019). Atualmente, é pós-doutora na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON.

Qual a origem e o destino do Universo? Qual o nosso papel no cosmos? Neste minicurso, vamos discutir o que sabemos sobre como o Universo se originou, como foi sua evolução e como está organizado hoje. Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos nos permitiram obter uma enorme quantidade de dados astronômicos, que possibilitaram inúmeras descobertas e contribuíram para o progresso do conhecimento humano sobre o cosmos. A partir de diferentes observações cosmológicas, nós podemos, por exemplo, determinar de que o Universo é composto e testar quais são as melhores teorias para descrevê-lo. Todavia, o conhecimento do cosmos não acaba aqui, ainda existe muito a se descobrir e perguntas que precisam de respostas.


O guia da cientista das galáxias - Amanda Lopes
4, 5 e 6 de agosto, das 17 às 18h

Bacharel (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Astronomia pela UFRJ. Atualmente, é pós-doutora na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON.

As galáxias são formadas por estrelas, gás, poeira e matéria escura. Elas existem nas mais diferentes configurações, podendo apresentar uma variedade de tamanhos e formas, estarem isoladas ou associadas a outras galáxias. Como as galáxias são estruturas fundamentais na construção do Universo, é essencial compreender como elas se formam e evoluem ao longo do tempo. Porém, esse é um grande desafio que parece não estar nem próximo de uma solução. Nesse minicurso introduziremos alguns dos principais fatos observacionais e ideias teóricas que criaram o nosso conhecimento atual sobre o Universo extragaláctico, ou seja, tudo além da nossa própria galáxia. Também apresentaremos algumas das questões que permanecem abertas e são tópicos de pesquisa.

img

Público-alvo




Alunos de graduação das áreas de Astronomia, Física, Matemática, Química, Computação


Atividade gratuita

Certificado por minicurso (3 horas/aula)

Participação em sala virtual do aplicativo Zoom

INSCRIÇÕES AQUI