Busca no site
 
 Mapa do site

Créditos

Curso a distância do Observatório Nacional ultrapassa 25 mil inscritos


O Observatório Nacional registrou 25.453 alunos matriculados no curso a distância de "Astrofísica Geral", cujo prazo de inscrição foi finalizado nesta segunda-feira, dia 2 de setembro de 2013. O curso tem uma participação muito acima da média nacional do ensino à distância, que é de 1.896 alunos por curso, segundo dados do Censo EAD.BR divulgado em 2012 pela Associação Brasileira de Educação a Distância.

Iniciados em 2003, os cursos à distância nas áreas de Astronomia e Geofísica em nível de divulgação científica são oferecidos anualmente pelo ON. O seu principal objetivo é socializar o conhecimento científico por meio da internet, um veículo eletrônico atualmente utilizado por grande parte da população. Os cursos do Observatório Nacional alcançam todo o território nacional e registram alunos de 27 países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, nações da América do Sul, América Central, Europa, África e Ásia.

A proposta do Observatório Nacional é possibilitar o acesso à informação científica correta, aproximar a sociedade de uma instituição de pesquisa e capacitar professores da rede de ensino, vetor fundamental para multiplicar o conhecimento adquirido.




Em 10 anos de edições os cursos a distância do Observatório Nacional somam 75.508 alunos. No gráfico a seguir é mostrada a evolução desses cursos.




O curso de "Astrofísica Geral", iniciado no dia 3 de junho e com término previsto para 2 de dezembro de 2013, registrou inscrições de todos os estados da federação.




Esta edição dos cursos do ON conta com a participação de 78 alunos de 27 países.




Os cursos oferecidos pelo ON anualmente são gratuitos e voltados ao público não especializado, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia ou de ciências exatas.

Uma das grandes vantagens dos cursos à distância é permitir a cada participante definir o seu ritmo de estudo, programando-se conforme sua disponibilidade de tempo. O conteúdo pode ser estudado diretamente no site do Observatório Nacional ou ser copiado por download.


Fonte: Divisão de Atividades Educacionais - DAED/ON/MCTI