Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno do Observatório Nacional ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Geofísica

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 18h27 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 18h29

A dissertação “Analysis of the equatorial counter electrojet longitudinal variations”, defendida por Gabriel Brando Soares no Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional, ganhou o prêmio de melhor dissertação da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf). O trabalho foi orientado pela pesquisadora Katia Pinheiro, da Coordenação de Geofísica do ON, e pelos pesquisadores Jürgen Matzka e Yosuke Yamazaki, do GFZ-Potsdam (Alemanha).

O estudo fez parte da cooperação internacional entre Observatório Nacional e GFZ-Potsdam e contribuiu para a descoberta de um mecanismo causador da variação diurna do campo magnético da Terra por meio de dados geomagnéticos terrestres – incluindo dados do Observatório Magnético de Tatuoca, operado pelo Observatório Nacional, da missão de satélite Swarm e por simulações com modelos geofísicos. A dissertação ainda inclui o processamento de 80 anos de dados geomagnéticos do Observatório Magnético de Huancayo, no Peru.

A pesquisa em geomagnetismo e observações magnéticas realizadas pelo Observatório Nacional contribuem para uma melhor caracterização das fontes do campo magnético terrestre, aperfeiçoamento de modelos empíricos e físicos (como o IGRF, amplamente utilizado),  correção temporal de levantamentos geofísicos, perfuração direcional de poços na exploração de hidrocarbonetos e monitoramento do clima espacial.

Wilbor Poletti, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, levou o prêmio de melhor doutorado, com a tese “Archaeomagnetic Field Intensity Evolution During the last two Millennia”, sob orientação do professor Ricardo Trindade.

A premiação ocorrerá na Abertura do 16° Congresso Internacional SBGf, às 17h30, no Centro de Convenções SulAmérica, no próximo dia 19 de agosto.

Fim do conteúdo da página