Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ON leva experimentos interativos para "Domingo com Ciência" na Quinta da Boa Vista

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 17h02 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h17

Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 71 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 201 anos do Museu Nacional, acontece o “Domingo com Ciência”, no dia 7, das 10h às 15h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Rio de Janeiro. O evento, que tem entrada franca, é organizado pela SBPC em parceria com entidades e instituições científicas do Rio de Janeiro, e também será um manifesto público em relação à situação da CT&I no Brasil e no Rio de Janeiro. No local, serão montadas tendas com atividades de popularização da ciência utilizando experimentos interativos: uma feira de ciências a céu aberto!

O Observatório Nacional levará experimentos que demonstram sua atuação em duas áreas finalísticas: Geofísica e Astronomia. O público vai participar da atividade “Provoque um terremoto”, que demonstra o funcionamento de uma estação sismográfica – equipamento para medir um terremoto e fazer a detecção desses fenômenos. As pessoas interagem com o experimento, fazendo movimentos que ativam o sensor que capta a vibração da Terra e emite o alerta para os equipamentos.

A geotermia também será apresentada no evento. Este ramo da geofísica se dedica ao estudo das temperaturas e das trocas de calor no interior da Terra. Durante o Domingo com Ciência, os visitantes poderão verificar a diferença de temperatura no ambiente, utilizando um termômetro infravermelho. Este equipamento é usado nos estudos geotérmicos, por exemplo, para medir a temperatura de rochas e águas quando não podem ser acessadas.

O público terá a oportunidade, ainda, de bater um papo com três astrônomas do Observatório Nacional, que apresentarão como são realizadas as pesquisas na área de astrofísica estelar e também como o efeito fotoelétrico, que rendeu um Prêmio Nobel ao cientista Albert Einstein, está presente no nosso cotidiano. Esta atividade permite ao público entender a natureza dual da luz. Diversos objetos e sistemas utilizam o efeito fotoelétrico, por exemplo: televisões (de LCD e plasma), painéis solares, iluminações urbanas, sistemas de alarmes e portas automáticas, entre outros.

Com um espectrômetro de papel que usa um pedaço de DVD-R como rede de difração, os visitantes poderão ver como se forma o espectro de uma fonte luminosa. A partir desse conceito simples, será apresentada a espectroscopia como ferramenta fundamental para a astrofísica estelar e será explicado como é possível obter informações como temperatura e composição químicas das estrelas através da análise dos espectros estelares.

Serviço:

Domingo com Ciência na Quinta da Boa Vista

Local: Av. Pedro II, s/nº - São Cristóvão

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 10h às 15h

Entrada: gratuita

Fim do conteúdo da página