Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colóquios de Astronomia e Astrofísica

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 19h08

A Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional realiza colóquios regularmente, abordando temas da atualidade.

Os colóquios são gratuitos e não necessitam de inscrição.

O Observatório Nacional pode sera acessado pela Rua General Bruce, 586 ou pela rua General José Cristino, 77, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Confira o próximo colóquio:

A incessante busca da elementaridade: do elétron aos quarks
 
Resumo: A proposta central desta palestra é identificar, no "berçário" da Mecânica Quântica as primeiras incursões de Paul Dirac sobre a possível não-elementaridade do elétron e do próton, até então - estamos falando dos anos 1926 - 1931 - as duas únicas partículas de matéria detectadas. O célebre trabalho de Dirac, no qual realiza três grandes tarefas - a quantização da carga, a previsão de existência de anti-matéria e a proposta dos monopolos magnéticos - consiste num estudo no qual questiona se o elétron seria ou não elementar.
Nas décadas consecutivas, a discussão sobre a elementaridade das partículas sub-atômicas reemerge no âmbito das interações nucleares fortes e fracas. Passaremos pela proposta de Sakata, em 1956, pelo Eightfold Way de Gell-Mann e Ne'eman em 1961 e, finalmente, a grande previsão de existência dos quarks, por Gell-Mann e Zweig, em frentes totalmente independentes, em 1964. Os quarks são descobertos, finalmente, em 1969 e suas desafiadoras propriedades enriquecem a literatura da área até os dias de hoje: a liberdade assintótica, o confinamento e a estrutura do vácuo da Cromodinâmica Quântica são objeto de constante investigação. 
O seminário é voltado para não-especialistas na área, mas pretende trazer os momentos mais definidores de como, atualmente, as interações nucleares fortes entre quarks e glúons vêm trazendo desafios à teoria e aos experimentos da Física de Interações Fundamentais.
 
 Palestrante: José Abdalla Helayël-Neto
 
 Instituto: CBPF
 
 Data: 16/05
 
 Horário: 14h
 
 Local: Auditório do prédio Emmanuel Liais

 

 

 

Relação de colóquios 2019

16/05 - A incessante busca da elementaridade: do elétron aos quarks

 

José Abdalla Helayël-Neto / CBPF

09/05 - HII galaxies as independent probes of cosmological parameters

Eduardo Telles / ON

24/04 - Bayesian Deep Networks for parameter derivation: from Strong  Lesing to the borehole image logs

Clécio R. De Bom / CEFET-RJ

11/04 - "Desafios da Ciência e Tecnologia no Brasil"

Ildeu de Castro Moreira / SBPC

Fim do conteúdo da página