Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Nacional celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com atividades no campus

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h51 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h51

Na próxima segunda-feira, dia 11, 40 alunas de ensino médio da rede pública participam do "Garotas no Observatório Nacional", evento promovido pelo ON em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela ONU em dezembro de 2015.

Durante toda a tarde, as alunas do Colégio Estadual Vila Bela, situado em Mesquita, baixada fluminense, participarão de rodas de conversa e conhecerão laboratórios e a luneta de 46cm instalada no campus.

Na primeira rodada de conversas, as estudantes estarão com as pesquisadoras do ON Teresinha Rodrigues, Daniela Lazzaro, Simone Daflon e Valéria Barbosa.  Durante o bate papo, as pesquisadoras falarão sobre as suas experiências profissionais, a escolha da carreira, mercado de trabalho, a história das mulheres na ciência, entre outros assuntos.

Após a primeira parte do evento, as alunas irão visitar o Laboratório de Petrofísica do ON, guiadas pela pesquisadora Silvia Bermudez. Elas também conhecerão a Luneta 46, maior telescópio refrator do Brasil, acompanhadas pela pesquisadora Josina Nascimento, que contará um pouco da história do instrumento e sua atual utilização para atividades de divulgação científica.

Na segunda rodada de conversas, será a vez das “Jovens Experiências”, momento em que jovens estudantes da pós-graduação, pós-doutoras e colaboradoras do ON contam sobre seu dia a dia na ciência. Participam dessa rodada Camila Paiva Novaes, Plicida Arcoverde,  Larissa da Silva Piauilino, Giovana Anacleto e Amannda Amorim.

O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem início às 13h15 e vai até as 16h30 no Observatório Nacional (Rua General José Cristino 77 – São Cristóvão).

Fim do conteúdo da página