Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sábados astronômicos

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 13h36 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 19h07

No segundo sábado de cada mês, o Observatório Nacional promove o programa "Sábados Astronômicos", uma visita guiada à luneta* de 46 cm de diâmetro,  o maior telescópio refrator do Brasil, instalado no ON em 1922.

Das 14 às 17h, os visitantes poderão bater papo com um astrônomo dentro da cúpula deste imponente telescópio, rico em histórias. A cada mês, um astrônomo apresentará a luneta e estará disponível para conversas sobre sua especialidade.

Aproveite esta oportunidade para conhecer mais sobre a área de astronomia que mais te interessa! 

Confira abaixo o calendário para o primeiro semestre de 2018:

10 de março - Claudio Bastos, da área de Astrofísica Estelar, com ênfase em Estrelas Simbióticas, atuando nos temas: abundâncias, estrelas simbióticas, nebulosas planetárias, estrelas pós-agb e estrelas de bário.

14 de abril - Daniela Lazzaro, da área de Ciências Planetárias, com atuação no tema asteroides, especialmente sua composição mineralógica, espectroscopia, famílias de asteroides e cometas.

19 de maio** - Simone Daflon, da área de Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: abundâncias químicas, análise não-LTE, rotação estelar, gradientes de abundâncias na Galáxia.

9 de junho - Armando Bernui, da área de Cosmologia Observacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura em grande escala do universo (Oscilações Acústicas de Bárions) e propriedades fundamentais da Radiação Cósmica de Fundo, tais como sua distribuição angular (isotropia estatística) e suas propriedades estatísticas (Gaussianidade).

14 de julho - Teresinha Rodrigues, da área de Ciências Planetárias, com atuação em história da astronomia e divulgação científica.

11 de agosto - Marcelo Borges Fernandes, da área de Astrofísica Estelar, atuando principalmente no estudo de estrelas em fases de transição, em especial objetos com o fenômeno B[e], LBV e supergigantes OBA, através da determinação de seus parâmetros físicos e da geometria circunstelar. Tem interesse em astrobiologia e no estudo das atmosferas dos exoplanetas. 

8 de setembro - Fernando Roig, da área de Ciências Planetárias. Atua nas áreas de Astronomia Dinâmica e Planetária e Astrofísica do Sistema Solar, com ênfase em dinâmica planetária, origem do Sistema Solar, caos, e propriedades físicas de pequenos corpos. 

13 de outubro - Excepcionalmente, em outubro a cúpula não abrirá neste dia porque ficará aberta durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 21 de outubro.

10 de novembro -  Josina Nascimento, que integra o Grupo de Pesquisa de Dinâmica de Sistemas Estelares e trabalha com atividades de divulgação da ciência.

* A luneta não será usada para observação.

** Excepcionalmente, em maio, a visita guiada mudará de data pois integrará a programação do Turismo Cultural, que acontece nos dias 19 e 20 de maio.

 

Fim do conteúdo da página