Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas Acadêmicos

Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 17h20

 

O Observatório Nacional é uma instituição de pesquisa e ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro e que está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Fundado em 1827, o Observatório Nacional é a mais antiga instituição brasileira de pesquisa nas áreas de Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência. Ao longo destes quase 200 anos de existência, o Observatório Nacional vem desenvolvendo um papel relevante na ciência brasileira.

Atualmente a Pós-Graduação do Observatório Nacional consiste de dois Programas credenciados pela CAPES:

O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional tem como objetivo principal completar e aperfeiçoar a formação em astronomia dos alunos graduados nas áreas de Física, Astronomia, Matemática e ciências afins, visando formar pesquisadores altamente qualificados e profissionais bem preparados para o mercado de trabalho. O Programa possui duas áreas principais de concentração: Astronomia e Astrofísica.

Desde a sua criação em 1973 até 2016, o Programa de Pós-Graduação em Astronomia titulou 90 doutores e 127 mestres em astronomia.

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional tem como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados em geofísica que possam, no futuro, atuar tanto na área acadêmica (pesquisa e docência) quanto na área das industrias mineral e de petróleo. O programa possui duas áreas principais de concentração: Geofísica Aplicada e Geofísica de Terra Sólida.

Desde a sua criação em 1999 até 2016, o Programa de Pós-Graduação em Geofísica titulou 49 doutores e 101 mestres em geofísica.

Além disso, com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar o surgimento de novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação, o Observatório Nacional mantém o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, para estimular a participação dos mesmos em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação e contribuindo assim para a redução no tempo médio de titulação de mestres e doutores.

 

 

Fim do conteúdo da página