Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 19h08

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades do Observatório Nacional ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

1) Como visitar o Observatório Nacional? 
O ON não dispõe de um programa sistemático de visitação, mas as visitas podem ser agendadas com a Divisão de Atividades Educacionais, conforme disponibilidade de atendimento. O contato deve ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins, sediado no mesmo campus do Observatório Nacional, tem programas regulares de visitação e de observação do céu. As informações podem ser obtidas no site www.mast.br/
2) Como adquirir o Anuário do Observatório Nacional? resposta
A compra do Anuário do Observatório Nacional é feita junto à Biblioteca do ON. O valor para compra direta é R$ 10,00 e para envio postal é de R$ 15,00. Para solicitar o envio postal, envie um cheque nominal a "Observatório Nacional", juntamente com o endereço de envio, para:

Biblioteca do Observatório Nacional
Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20.921-400

Instituições de pesquisa, ensino e outras bibliotecas recebem o Anuário do Observatório Nacional como doação. Solicitações devem ser feitas para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Anuário do Observatório Nacional é disponibilizado em PDF, em nosso site, basta acessar o menu lateral Biblioteca e logo após dentro Anuário do Observatório Nacional.
3) Como solicitar o cálculo do tempo médio de iluminação pública para uma localidade, a fim de atender a Resolução Normativa Nº 414/2010, da ANEEL, sobre iluminação pública?

Para solicitar o estudo ao Observatório Nacional deve-se enviar um ofício para:
Sr. João Carlos Costa dos Anjos
Diretor do Observatório Nacional
Rua General José Cristino, 77
São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20.921-400

O estudo será feito especificamente para a sua localidade, por isso o ofício deve conter os dados da localidade como as coordenadas geográficas latitude e longitude, além da altitude.

*** NO OFÍCIO DEVE CONSTAR O ENDEREÇO COMPLETO PARA O ENVIO DA NOSSA RESPOSTA. ***

 

4) Como posso obter o horário de nascer e por do sol para determinada localidade em determinado dia?

Esses dados estão disponíveis no nosso site: www.on.br, seção "Serviços", "Anuário do Observatório Nacional". Escolha o ano desejado e abra a "Seção B" do Anuário. No Anuário são fornecidos os instantes para seis cidades brasileiras. Para solicitar o instante do nascer e do por do sol para outra localidade é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Caso a informação seja necessária a processos judiciais, ela deve ser solicitada por meio de ofício para:

Sr. João Carlos Costa dos Anjos
Diretor do Observatório Nacional
Rua General José Cristino, 77
São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20.921-400

O ofício deve conter as seguintes informações:

- dados do solicitante

- assinatura do solicitante

- localidade e data referentes à informação solicitada

 *** NO OFÍCIO DEVE CONSTAR O ENDEREÇO COMPLETO PARA O ENVIO DA NOSSA RESPOSTA. ***

5) O Observatório Nacional oferece curso de graduação?
O Observatório Nacional não oferece curso de graduação. O ON oferece mestrado e doutorado nas áreas de Astronomia e Geofísica, em conformidade com sua missão institucional. Para saber mais, basta acessar o menu lateral programa acadêmicos.
6) O ON oferece alojamento para os estudantes de pós-graduação?
O ON dispõe de uma casa de hóspedes para o alojamento temporário de estudantes, pós-doutorandos e pesquisadores de fora do estado do Rio de Janeiro que desenvolvam atividades nas unidades finalísticas da instituição. O número de vagas é limitado e a ocupação da casa é organizada pela Divisão de Pós-Graduação do ON, que define também o prazo máximo de estadia de cada hóspede, não podendo ser superior a 90 dias. O e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os pedidos devem ser feitos com pelo menos 30 dias de antecedência. A aprovação está sujeita à disponibilidade de vagas.
7) Como ter acesso à tabela com os vencimentos dos servidores do Observatório Nacional?
A tabela de vencimentos dos servidores públicos federais está disponível no Portal da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e pode ser acessada no seguinte endereço:
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/servidor/publicacoes/tabela_remuneracao. Os servidores deste Observatório estão enquadrados nas carreiras de Ciência e Tecnologia.
8) Como solicitar serviços de calibração para cronômetros?
Para solicitar serviços de calibração, o ON dispõe de um e-mail específico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Após o envio da solicitação, que deve conter dados sobre o cronômetro a ser calibrado e informações cadastrais e de contato, o setor responsável encaminhará as instruções referentes à calibração desejada. Além disso, o Sr. receberá informações sobre custo e disponibilidade do laboratório para lhe atender. O Sr. pode obter mais informações sobre os serviços de Metrologia de Tempo e Frequência prestados pelo ON acessando a página http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/, no link "Fale conosco".
9) Como ter acesso ao banco de dados das estações gravimétricas do ON?
Para acessar a Base de Dados Gravimétricos do Observatório Nacional - BDG-ON é necessário clicar no menu latera Laboratórios em Serviços e selecionar Gravimetria.
Fim do conteúdo da página