Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sala de aula a céu aberto no Colégio Pedro II - DAED

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 18h56 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 17h11

Este projeto foi realizado dentro do convênio regido pelos termos normativos constantes na Lei 8666 de 21 de junho de 1993, com o objetivo de motivar os professores e alunos do ensino médio do Colégio Pedro II a formação e capacitação na área de Astronomia e Geofísica. Estreitar relações de cooperação acadêmica de natureza científico-pedagógica e cultural, no interesse do desenvolvimento da educação e da ciência em nosso País.

Para concretizar o convênio foi construída uma Sala de Aula a Céu Aberto, localizada no último estágio do Horto Botânico do Colégio Pedro II, na unidade São Cristóvão. Neste espaço podem ser realizadas experiências e aulas de Física, Astronomia, Astrofísica e Geofísica. A sala é um estudo em Física acústica e ótica, onde se pode fazer algumas experiências. Em Astronomia, por exemplo, os alunos observam o movimento aparente do Sol ao longo do ano, por meio do relógio de Sol que mostra além das horas, as estações do ano, os solstícios de Inverno e Verão e os equinócios de Outono e da Primavera.

Com os equipamentos de alta precisão da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, neste espaço, foram determinadas às coordenadas geográficas (Latitude, Longitude e Altitude), a direção do norte geográfico, as componentes do campo magnético e a aceleração da gravidade. Este ponto passou a integrar a rede gravimétrica brasileira, contribuindo assim para futuros estudos em geofísica.

Esta sala também pode ser utilizada para sessões de cinemateca, com documentários e filmes científicos, além de outras atividades culturais. A sala tem uma área de 35m2 e capacidade para 40 alunos.

 

 

Detalhes do Relógio de Sol e levantamento geofísico na Sala de aula a céu aberto

 

Fim do conteúdo da página