Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fatos Históricos - DAED

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 17h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 14h06

Você sabe que fato científico importante aconteceu num dia muito especial para você ou na sua vida?

Nesta seção é apresentado um Calendário de Fatos Histórico-Científicos de acontecimentos relevantes da história científica mundial nas áreas de Astronomia, Geofísica e outras áreas ligadas as ciências exatas.

Neste calendário, em cada dia do ano, é mostrado um ou mais fatos que aconteceram naquele dia. É só escolher o mês e o dia para ler os fatos que marcaram época.

Por exemplo: "Dia 09 de maio – O físico alemão Albert Einstein visitou o Observatório Nacional sendo recepcionado pelo diretor Henrique Morize e pelos astrônomos Lélio Gama, Alix de Lemos e Domingos da Costa. Einstein fez algumas palestras no Rio de Janeiro, mas o tratamento dado a ele pela mídia da época transformou o que devia ser uma visita científica em um acontecimento social. A maioria das pessoas presentes não era ligada à ciência e, certamente, não tinha a menor ideia sobre o que o físico alemão estava falando".

 

 

ECLIPSE DE SOBRAL

Em 29 de maio de 1919, aconteceu um eclipse total do Sol. O fenômeno foi visível em uma estreita faixa de terra que atravessava os continentes da América do Sul e da África, na região próxima ao equador terrestre, e foi registrado por equipes brasileiras, inglesas e norte-americanas em Sobral, cidade do interior do Ceará, e também a Ilha de Príncipe, na costa africana. Os experimentos realizados na observação desta efeméride, permitiram a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que o físico Albert Einstein havia publicado em 1915. […]

A fotografia permitiu um grande avanço para a astronomia e para o desenvolvimento da astrofísica, registrando a intensidade luminosa dos astros, bem como a sua assinatura espectral e sua posição relativa no céu. Permitiu o estudo detalhado de astros próximos (planetas, asteroides e cometas) e de grandes estruturas, como as galáxias e aglomerados. Em 1873 foi iniciado um programa sistemático de observação da atividade das manchas solares, eclipses e da coroa solar.

Este site mostra as imagens das placas fotográficas do eclipse, realizadas no Brasil, município de Sobral - Ceará, acontecido no dia 29 de maio de 1919, que contribuíram para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

 

Fim do conteúdo da página