Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa ON vai à escola - DAED

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 17h05 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 17h16

Este programa é composto por um conjunto de seminários que têm como objetivo ampliar as atividades de divulgação científica do Observatório Nacional, buscando atingir todos os seguimentos da sociedade. Os conceitos usados visam complementar o conhecimento adquirido em sala de aula, despertar o interesse dos jovens para a ciência e complementar a formação dos professores. Além da apresentação em Power Point, são utilizados recursos para demonstração prática (kits tridimensionais). Os seminários têm duração máxima de 40 minutos

Nascimento, Vida e Morte das Estrelas

Esta palestra tem por objetivo mostrar aos alunos como acontecem os principais estágios desde o Nascimento à Morte de estrelas do tipo Sol. Como consequência, leva, de forma dinâmica, conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar e seus componentes. Nível escolar: fundamental (2º segmento) e médio.

 

 

Origem do Universo

A proposta é mostrar aos alunos algumas ideias do que seja o Universo na visão da ciência. Que força teria criado um universo tão complexo e intrigante? O que teria acontecido naquele instante muito próximo de zero quando tudo surgiu?  Nível escolar: médio.

 

 

O Calendário e as Estações do Ano

Estabelecer uma divisão adequada do tempo sempre foi motivo para grandes discussões, sendo até hoje debatida entre os astrônomos e outros segmentos da sociedade. Este seminário tem por objetivo mostrar um breve histórico das principais ideias que levaram a definição apropriada do calendário ocidental e a observação física da natureza para compreender as estações climatológicas do nosso planeta. Nível escolar: fundamental (2º segmento) e médio.

 

 

Astronomia e Futebol

Uma grande oportunidade para aproximar a ciência do grande público é articular os temas científicos a uma grande paixão dos brasileiros: o futebol.

Esta palestra apresenta um trabalho que liga as áreas de atuação do Observatório Nacional ao esporte. Tendo o humor como linha principal e o futebol como inspiração, o trabalho apresenta uma linguagem simples e visual, cujo objetivo é proporcionar uma reflexão sobre os fenômenos da natureza. Nível escolar: fundamental (2º segmento) e médio.

 

 

Telescópios

Este seminário tem por finalidade mostrar, de forma simples, qual o mecanismo físico de funcionamento dos telescópios e os principais conceitos de ótica. Nível escolar: fundamental (8° ano) e médio.

 

 

 

Fim do conteúdo da página