Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observação Robótica - DAED

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 16h59 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 17h15

Neste programa é utilizado um telescópio refletor robótico para realizar as observações do céu. As observações são realizadas no campus do Observatório Nacional, Rio de Janeiro e, a princípio, uma vez por mês. O programa é constituído de observações de corpos do Sistema Solar (Planetas, Satélites Naturais, Cometas, Asteroides do Cinturão Principal). Também são observadas: Estrelas duplas, Aglomerados de estrelas, nebulosas e Galáxias brilhantes.

O programa poderá ser estendido, numa segunda fase, às observações solares (manchas, protuberâncias, Coroa e os Eclipses). Isso será possível, pois existem filtros específicos para realizar essas observações com segurança. Neste caso o programa se estenderia a dois dias/mês.

O diferencial deste programa, em relação às clássicas observações astronômicas para o público, é a utilização de um sistema de observação igual ao dos telescópios de grande porte.

 

As Observações

Antes de começar as observações é apresentada uma pequena palestra sobre telescópios e alguns aspectos do céu.

As observações serão iniciadas a partir do pôr do Sol (ocaso), que é calculado para o local da observação (Observatório Nacional). Portanto, para cada época do ano as observações terão seu início em horários diferentes. O período estimado de atividades será entre 17h e 21h.

Caso a meteorologia não seja favorável (tempo nublado ou com chuvas), é realizada a palestra e uma visita as principais instalações do Observatório Nacional. Por exemplo: ao Espaço de Exposições da DAED, à Sala da Hora, de onde é transmitida a Hora Legal Brasileira por meio de seus relógios atômicos e a outros setores importantes do ON.

As inscrições serão realizadas na página do Observatório Nacional, www.on.br, com um número máximo de 20 pessoas por dia de observação.

 

O Telescópio

É utilizado um Telescópio Refletor Cassegrain de 8 polegadas (20.32cm) de diâmetro do espelho principal. O telescópio é robotizado, podendo ser controlado remotamente, via WiFi, por dois computadores. Além de ter diversas oculares e filtros, uma câmera eletrônica CCD (em inglês Charge-Coupled Device ou Dispositivo de carga acoplada) é acoplada ao plano focal para obtenção das imagens do céu.

As imagens observadas são armazenadas num banco de dados e disponibilizadas na página do Observatório Nacional para que o público possa, posteriormente, ter acesso (download) às observações realizadas.

 

 

               Características do Telescópio Refletor Cassegrain

Diâmetro Espelho

 8" (0.2032 mm)

Distância Focal (F)

 2 m

Ocular

 20 mm

CCD Atik 161C

 659 x 494 pixel2

Dimensão do Pixel

 7.4 µm

Comprimento de Onda

 5.500 Angstron

Dimensão do Campo

 4.9 x 3.7 mm2

Abertura

 F/ 9.8

Magnitude Limite

 13.6

Escala no plano focal

 103.1"/mm (0.8"/pixel)

Resolução no Plano Focal

 1.4" (1.23 pixels)

Aproximação

 100.0 x

Resolução com ocular

 2.3'

Campo no céu

 8.4 x 6.3 minarc2

Fim do conteúdo da página