Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Divisão de Atividades Educacionais

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 18h34 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 17h04
Menu

DAED

Artigos e Entrevistas

Eventos

EAD (Ensino a Distância)

Projetos

Experimentos

Observação Robótica

Programa ON vai à escola

Material de Divulgação

Convênios

Cooperação Interinstitucional

Softwares

Vídeos

Fatos Históricos

Ciência Móvel

Pessoal

O Observatório Nacional (ON) tem se empenhado em disponibilizar o conhecimento científico em Astronomia, Geofísica e Tempo e Frequência para o público brasileiro, visando popularizar a ciência que desenvolve.

Dessa forma, o ON criou em 1999 a Divisão de Atividades Educacionais (DAED) para se dedicar exclusivamente à divulgação da ciência, participando ativamente do movimento de inclusão social crescente no País.

A DAED elabora e desenvolve textos e experimentos de divulgação científica nas áreas de atuação do Observatório Nacional. Participa de eventos nacionais, organiza e produz os cursos a distância, o programa itinerante de aulas nas escolas, livros didáticos, softwares, jogos mecânicos e eletrônicos, etc.

Coordena e consolida colaborações interinstitucionais e estreita relações de cooperação acadêmica com professores e alunos. Mantém exposições permanentes para atender o público infanto-juvenil com experimentos de divulgação científica desenvolvidos pela equipe da Divisão de Atividades Educacionais e colaboradores.

 

Em 1916, Luiz da Rocha Miranda, diretor interino do Observatório Nacional entre 1892 e 1894, mandou construir, com recursos próprios, um "pavilhão" para abrigar os equipamentos que geravam a Hora Legal Brasileira. Situado no campus do Observatório Nacional, esse prédio ficou conhecido por “Sala da Hora”. O nome oficial do prédio foi uma justa homenagem de Miranda à Luiz Cruls (1848-1908). O prédio, hoje ocupado pela Divisão de Atividades Educacionais, foi inaugurado em 15 de junho de 1917.

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página