Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Trânsito de Mercúrio poderá ser observado em todo país na próxima segunda-feira

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 15h17 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 16h56

Os eventos de observação do trânsito de Mercúrio que iriam acontecer no Morro da Urca e na Praia Vermelha foram cancelados, devido ao mau tempo, conforme alertado previamente.

 

 

Observatório Nacional, Museu de Astronomia e Planetário do Rio estarão
no Morro da Urca e na Praia Vermelha orientando visitantes na observação do fenômeno

 

Um fenômeno raro poderá ser observado na próxima segunda-feira, dia 11, em todo o território nacional. O posicionamento de Mercúrio entre a Terra e o Sol, conhecido como Trânsito de Mercúrio, ocorre apenas 13 vezes por século, com o próximo em 2032. Duas ações permitirão ao público visualizar este fenômeno no Rio de Janeiro, se o tempo estiver bom. Se o dia estiver nublado ou chuvoso, as atividades serão canceladas.  

Em parceria com o Bondinho Pão de Açúcar, astrônomos do Observatório Nacional (ON) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) estarão no Morro da Urca com telescópios especiais, realizando observação do fenômeno para o público que estiver visitando o monumento nesse dia. 

Na Praia Vermelha, haverá equipes de astrônomos do MAST e da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, fazendo a observação para o público que for ao local.

Johannes Kepler, que modelou a órbita dos planetas ao redor do Sol, foi o primeiro a prever esses trânsitos, mas somente depois de sua morte é que foram observados pela primeira vez.

Mas o que podemos aprender com o trânsito? “Observadores em diferentes lugares da Terra têm um ponto de vista distinto do evento, o que nos permitiu usar geometria para medir a distância entre a Terra e o Sol com precisão”, exemplifica o astrônomo Ricardo Ogando, do Observatório Nacional.

No Brasil, o trânsito de Mercúrio pode ser visto das 9h35, horário de Brasília, até 15h05, somente com equipamentos especiais como telescópios com filtros que bloqueiam boa parte da luz solar (não servem óculos para eclipse).

Como fazer uma observação segura?

Nunca se deve olhar diretamente para o Sol, em hipótese alguma. A observação somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Nunca se deve olhar diretamente para o Sol nem mesmo com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

 

SERVIÇO

Trânsito de Mercúrio na Praia da Vermelha

10h às 15h

Próximo ao Restaurante Terra Brasilis, no Círculo Militar

Atividade gratuita

Trânsito de Mercúrio no Morro da Urca

9h30 às 15h

Ingressos comercializados pelo Bondinho Pão de Açúcar

* Atividades sujeitas às condições meteorológicas. Se o tempo estiver nublado ou chuvoso, as atividades serão canceladas.  

 

Fim do conteúdo da página