Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Nacional participa da Semana da Astronomia da UFRPE

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 21h25 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 21h25

Entre os dias 16 e 21 de setembro, a Universidade Rural Federal de Pernambuco (UFRPE), por meio do projeto Desvendando o Céu Austral e do Espaço Ciência, promove a Semana de Astronomia. Considerado o berço da astronomia nas Américas, o estado receberá oficinas, lançamento de foguetes, palestras e observação astronômica. As atividades ocorrem no Espaço Ciência, no Observatório da Sé e em outros espaços e municípios.

A cada dia, um astro foi escolhido para ser o foco da programação, seguindo o mote da “Astronomia todo dia”. Segunda é dia da Lua; terça, de Marte; quarta, de Mercúrio; quinta, de Júpiter; sexta, de Vênus; sábado, de Saturno; e domingo, do Sol. 

O Observatório Nacional participa do evento com a palestra "O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica: da concepção aos resultados científicos", ministrada pelas pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues (dia 17, às 16h na UFRPE); e com o "OASI de Portas Abertas" - visitação ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, em Itacuruba -, nos dias 19 e 20, levando alunos da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental de Floresta (PE) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, além do público em geral.

Instalado pelo Observatório Nacional no município de Itacuruba, no sertão pernambucano, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) é equipado com um telescópio ótico com espelho principal de 1 metro de diâmetro e está dedicado ao estudo das propriedades físicas de pequenos corpos do Sistema Solar.

 

Serviço:

Desvendando o Céu Austral e do Espaço Ciência

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco

Segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h; e nos sábados e domingos, de 13h30 às 17h.

Além das sessões no Planetário, haverá observação do Sol e da Lua, e oficinas como construção e lançamento de foguetes; confecção de relógio solar e Observatório Indígena; e outras sobre Astrobiologia, fases da Lua e Sistema Solar.

Alto da Sé

As atividades ocorrem de segunda a domingo, de 16h às 20h.

O foco é a acessibilidade: haverá atividades dirigidas especialmente para pessoas com deficiência visual e auditiva. É o caso da oficina sobre a história do Astronomia pernambucana, com uso de Libras; e confecção das constelações  com uso de texturas e baixo relevo. Observação do céu, apresentação de vídeos, atividades lúdicas e oficinas completam a programação.

Universidade Rural

Atividades na terça (17) e quarta (18). No auditório do CEGEN, haverá palestra "O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica: da concepção aos resultados científicos", com as pesquisadoras do OASI Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues. No campo de futebol, terá lançamento de foguetes e observação do sol e noturna. A programação itinerante inclui solenidade especial na Assembleia Legislativa, na quarta pela manhã; visita ao OASI de Itacuruba; palestra no IF Sertão/Floresta e visita do Ciência Móvel ao Instituto Conceição Moura, em Belo Jardim. No domingo, último dia de evento, haverá lançamento de foguetes e observação solar e noturna na Torre Malakoff.

 

Fim do conteúdo da página