Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ministro Marcos Pontes visita exposição do ON montada na Casa de Cultura de Sobral

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 19h52 | Última atualização em Sábado, 08 de Junho de 2019, 12h20

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, visitaram nesta quarta-feira, dia 29 de maio, a exposição "Pelo Céu de Sobral", montada pelo Observatório Nacional na Casa de Cultura de Sobral/CE.

A exposição traz imagens do acervo do ON que mostram o eclipse total do Sol registrado na cidade em 29 de maio de 1919, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, e imagens atuais da cidade de Sobral, feitas pelo fotógrafo Luiz Baltar.

A mostra, realizada pelo ON em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, foi inaugurada na última segunda-feira, dia 27 de maio, e pode ser visitada até dia 29 de junho.

Esta semana, estão sendo realizadas atividades de popularização da ciência, voltadas ao público geral e, especialmente, a estudantes da rede municipal de ensino. Astrônomos do Observatório Nacional explicam aos visitantes como o eclipse do sol comprovou a Teoria da Relatividade Geral. Por meio de experimentos didáticos, o público pode vivenciar o eclipse, incluindo uma experiência 3D, e descobrir porque Sobral entrou para a história da ciência.

Ministro Marcos Pontes com a equipe do Observatório Nacional.
Equipe do ON, da esquerda para a direita: Simony Santos da Costa, Rebeca Batalha, Jailson Alcaniz, 
Rodrigo de Sousa Gonçalves,  Ximena Saad Olivera e Jorge Mansur

 

O Ministro Marcos Pontes vivencia
o eclipse de Sobral por meio da realidade virtual desenvolvida no Observatório Nacional

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página