Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

‘Domingo com Ciência na Quinta’ tem experimentos interativos do Observatório Nacional

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 20h37 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 20h45

Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC realizará diversas atividades culturais e manifestações públicas, no dia 8 de julho, no espaço externo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro. O objetivo é chamar a atenção para a grave crise da ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. O Observatório Nacional participa das atividades, levando conhecimento científico aos visitantes.

 

 

Os visitantes poderão "provocar um terremoto", num experimento interativo desenvolvido no ON

Na área de Geofísica, o Observatório Nacional estará presente com o quebra-cabeça tridimensional do Pão de Açúcar, em que os visitantes podem aprender conceitos como escala, volume, peso, altura e perímetro, além de terem informações sobre a formação deste importante monumento natural do Rio de Janeiro, entender como ele se formou, como as rochas chegaram à superfície da Terra, sua idade, entre outras curiosidades.

O ON demonstrará o funcionamento de uma estação sismográfica, que mede um terremoto e faz a detecção desses fenômenos. O público poderá participar dessa atividade fazendo movimentos que ativam o sensor que capta a vibração da Terra e emite o alerta para os equipamentos.

O público poderá montar um quebra-cabeça tridimensional do Pão de Açúcar

A atividade "Uma luz sobre o lado escuro do Universo" apresentará um dos grandes problemas da cosmologia atual: o setor escuro do Universo. O público que visitar o estande poderá conversar com o astrônomo sobre a existência da energia escura e da matéria escura e como estas componentes podem ser "medidas" através de dados observacionais.

Os visitantes vão conhecer também como é gerada, mantida e disseminada a Hora Legal Brasileira – atribuição do Observatório Nacional regulamentada há mais de 100 anos.

Serviço:

Domingo com Ciência na Quinta: Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador!

8 de julho

10h às 14h

Quinta da Boa Vista (em frente ao Museu Nacional) - Rio de Janeiro/RJ

 

 

Fim do conteúdo da página