Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Nacional recebe visitantes no evento Turismo Cultural

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 16h42 | Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 16h43

O Observatório Nacional participa, no próximo final de semana, do projeto Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Nos dias 19 e 20 de maio, o público poderá visitar o campus e participar de atividades do ON  e também do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O evento chega está na 10ª edição, reunindo oito instituições e museus da região num circuito científico-cultural: Observatório Nacional, MAST, Museu Nacional/UFRJ, Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), Centro Hípico do Exército, Club de Regatas Vasco da Gama, 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e Museu do Samba, que faz sua estreia no roteiro. 

O ponto de partida do Turismo Cultural é na Quinta da Boa Vista. Nos dias 19 e 20 de maio, entre 10h e 16h, em intervalos regulares, ônibus gratuitos sairão do parque com destino às instituições culturais. Durante o trajeto, o visitante escolhe seu roteiro, visitando os locais que tenha mais interesse. Ao sair de cada instituição, pode embarcar novamente nos ônibus identificados. 

No ON, haverá visitas mediadas à cúpula da luneta de 46cm, o maior telescópio refrator do país, das 14h às 16h. Os pesquisadores Simone Daflon e  Joao Victor Sales Silva, da área de Astrofísica Estelar, apresentarão aos visitantes este imponente instrumento e estarão disponíveis para um bate-papo sobre sua área de pesquisa.

A luneta de 46cm poderá ser visitada neste fim de semana. Fotos:  Joelson Moreira/ON

Espaço Antares de Divulgação da Ciência ficará aberto das 10h às 16h. No local, os visitantes poderão interagir com experimentos científicos.

A Divisão do Serviço da Hora receberá o público das 13h às 16h no dois dias. Além do acervo instrumental relacionado ao tema, os visitantes poderão conversar sobre o serviço centenário realizado pelo ON, que desde 1913 é o responsável pela Hora Legal Brasileira, o conhecido "horário de Brasília".

A sala de onde é gerada a Hora Legal Brasileira poderá ser visitada pelo público

 

O campus do ON fica em São Cristóvão e a entrada é pelo endereço: Rua General Bruce, 586.

Fim do conteúdo da página