Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rede Sismográfica Brasileira registra abalos sísmicos próximos à Araruama (RJ)

Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 18h17 | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 18h17

Moradores de Araruama, município do interior do estado do Rio de Janeiro, sentiram a terra tremer ontem (13). Ao todo, quatro eventos sísmicos foram registrados por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) instaladas pelo Observatório Nacional. Três abalos, cujas magnitudes não puderam ser estimadas, foram detectados pela estação da RSBR em Campos dos Goytacazes às 17h25, 17h34 e 17h36 (horário de Brasília). Já o evento sísmico ocorrido às 18h02 teve magnitude 2.6. O epicentro deste tremor foi registrado na margem continental e possui incerteza de 15km.

Epicentro do tremor

De acordo com a plataforma "Sentiu aí", do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, quatro moradores da região relataram ter sentido um tremor de terra por volta das 17h30.

"Eventos sísmicos de magnitudes abaixo de 3.0 não causam danos a estruturas bem construídas. Um total de 24 tremores de terra ocorreram no estado do Rio de Janeiro entre janeiro de 2017 e abril de 2018, com magnitudes consideradas baixas como essas", destaca o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira.

Estação do Observatório Nacional detectou o sismo.
Na imagem, a forma de onda sísmica do abalo de magnitude 2.6 

 

Sentiu um abalo sísmico? Deixe seu depoimento na plataforma “Sentiu aí”, do Centro de Sismologia da USP.

 

*Os horários das figuras da forma de onda sísmica e registro do evento são apresentados em horário UTC.

 

Fim do conteúdo da página