Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra e visita ao OASI comemoram escolha do nome Itacuruba para o asteroide 10468

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 19h57 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 23h33

Links relacionados:

Em abril, a cidade de Itacuruba teve seu nome eternizado no espaço, com a nova denominação atribuída ao asteroide 10468, descoberto em 1981. Nesta sexta-feira, dia 2 de junho, acontece na cidade uma solenidade em comemoração à escolha do nome "Itacuruba" para o asteroide. O nome foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), como uma homenagem à cidade onde está instalado, e anunciado durante o congresso científico “Asteroids, Comets, Meteors - ACM”, realizado no Uruguai.

A programação prevê visitação ao OASI, entre 10 e 12h, e a solenidade ocorre às 16h, no Ginásio de Esportes, seguida de uma palestra sobre a implantação do OASI, com as pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues, do Observatório Nacional. O evento é organizado pelo OASI/Observatório Nacional, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itacuruba, o Espaço Ciência/PE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento terá ainda atividades nas praças e escolas do município, das 8 às 20h.

O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) foi implantado em Itacuruba pelo Observatório Nacional, em 2011, no âmbito do projeto IMPACTON - Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional.

 

Texto: Alba Bozi

Fim do conteúdo da página