Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional

Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI)

O projeto IMPACTON tem como objetivo a instalação e operação de um observatório astronômico dedicado à pesquisa de pequenos corpos do Sistema Solar. Esta iniciativa integra o Brasil aos programas internacionais de busca e seguimento de asteróides e cometas em risco de colisão com a Terra e fortalece a atuação nacional do ON.

Instalado no município de Itacuruba (PE), o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) além da operação pioneira do telescópio robótico, permite a colaboração com outras instituições e projetos do ON, integrando objetos de pesquisa, gerando publicações científicas e formando recursos humanos.



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em vista da circulação na mídia de informações imprecisas relativas ao projeto IMPACTON, vimos a público esclarecer que este projeto nunca teve como objetivo o de localizar NEOs e avisar a imprensa. Desde sua concepção, o projeto tem como objetivo o de estudar as propriedades físicas de objetos em órbita próxima da Terra visando gerar conhecimento sobre esses corpos. É importante ressaltar de que a escolha de um equipamento astronômico para um determinado projeto depende fundamentalmente dos objetivos científicos que se querem alcançar. E é em função dos objetivos do projeto que o telescópio instalado em Itacuruba (PE) é de pequeno campo. Se o objetivo fosse a busca de corpos perigosos, o telescópio deveria possuir um grande campo o que, por outro lado, tornaria difícil o estudo de suas propriedades físicas.

Por fim, gostaríamos de reafirmar que através do equipamento instalado no OASI estão sendo realizados importantes estudos para aprimorar a trajetória (órbita) de corpos recentemente descobertos e determinar suas propriedades físicas, tais como: período de rotação, direção do eixo de direção, forma do objeto e índices de cor. Todas essas propriedades físicas permitirão alcançar um melhor conhecimento da população dos objetos próximos da Terra, sendo essenciais para uma correta prevenção de catástrofes que afetem nosso planeta e a humanidade.