Busca no site
 
 Mapa do site

Créditos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá mais de 100 atrações
e até mágica no Rio



A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 13 e 19 de outubro, terá mais de 100 atrações na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo o coordenador da programação na cidade, Eugênio Reis Neto, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” é uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira.

Uma das atrações é o “Astrônomo Mágico”, apresentada pelo astrofísico francês Florian Gourgeot, pós-doutorando do Observatório Nacional. Especialista no sistema solar exterior, ele assume, nas horas vagas, outra personalidade: Fodjo, o mágico, que faz truques relacionados a fenômenos da astronomia. Entre os dias 13 e 15, das 10h às 16h, a atração poderá ser conferida no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), que fica na Av. Pedro Calmon, 900, na Cidade Universitária.

As outras atividades do ON incluem “Teatro das Sombras”, com um espetáculo sobre a vida de Galileu; “Dança dos Continentes”, um jogo interativo, não eletrônico, como um quebra-cabeças magnético que propõe o desafio de montar os continentes como eram há 750 milhões de anos (Rodínia), e como serão daqui a 50 milhões de anos; “Provoque um Terremoto”, que demonstra o funcionamento de um sismógrafo; e “A Natureza da Luz: Onda ou Partícula?”. Essas atividades experimentais serão apresentadas também no o Parque Madureira, entre os dias 17 e 19 de outubro.

O experimento “A Natureza da Luz: Onda ou Partícula?”, como explica o pesquisador Carlos Henrique Veiga, demonstra a dualidade da luz segundo a teoria que Einstein elaborou no início do século XX. A luz é composta por elementos de energia chamados fótons, que interagem como se fossem partículas, mas se deslocam como ondas eletromagnéticas. Assim, quando a luz incide sobre um material, o fóton colide com os elétrons, transferindo energia para eles. Responsável pelas atrações do ON, Veiga estará disponível para dar mais detalhes durante toda a semana.

A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico: http://semanact.mcti.gov.br/pt/web/snct2014.