Busca no site
 
 Mapa do site

Créditos

Observatório Nacional inaugura espaço dedicado a divulgação da ciência



No dia 19 de outubro de 2016 o Observatório Nacional inaugurou, dentro das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o espaço "Antares Kleber Grijó de Oliveira", cuja função é a de manter exposições permanentes que atendam, principalmente, o público infanto-juvenil e professores da rede escolar com experimentos e materiais que levem, com uma linguagem simples, o pensamento científico à toda população.



Smiley face

Espaço "Antares Kleber Grijó de Oliveira", com uma área útil de 60m2, será reservado às exposições.



O diferencial deste espaço é que ele estará aberto para que outras instituições, que desenvolvem igualmente um trabalho de difusão da ciência, possam utilizar este local, por um determinado tempo, para expor os seus trabalhos. Pode-se citar algumas delas, tais como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Comissão de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Museu Nacional (UFRJ), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Colégio Pedro II (CPII), entre outras.

O espaço também poderá ser utilizado por pesquisadores ou grupos de pesquisa que queiram divulgar o seu trabalho para o público.

Este espaço é particularmente importante para a história da ciência e tecnologia brasileira, pois faz parte da centenária Sala da Hora, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que no passado abrigava as pêndulas utilizadas para medir intervalos de tempo e distribuir sinais horários. Com o tempo, este espaço passou a hospedar osciladores de quartzo e finalmente os padrões atômicos que continuaram a disseminar, com maior precisão, a Hora Legal Brasileira.

Acesse o site:http://daed.on.br/espaco-antares/

O espaço é uma homenagem a "Antares Kleber Grijó de Oliveira”, astrônomo cuja trajetória de 33 anos no Observatório Nacional foi marcada pela extrema dedicação à divulgação da ciência.

Divisão de Atividades Educacionais