Coordenação de Astronomia e Astrofísica - COAA

BEM-VINDO À COAA

A COAA realiza pesquisa e desenvolvimento em várias áreas da Astronomia e Astrofísica e está fortemente comprometida com o avanço do conhecimento acerca do Universo através de seus grupos de pesquisa e com a propagação deste conhecimento aos diversos setores da sociedade.


Linhas de Pesquisa


Projetos


O projeto IMPACTON tem como objetivo a instalação e operação de um observatório astronômico dedicado à pesquisa de pequenos corpos do Sistema Solar. Esta iniciativa integra o Brasil aos programas internacionais de busca e seguimento de asteroides e cometas em risco de colisão com a Terra e fortalece a atuação nacional do ON.

Saiba Mais...


O J-PAS é um novo observatório astronômico dedicado a mapear o universo em 56 cores. A combinação de um telescópio dedicado, com espelho de 2,5m e um grande campo de visão, com uma câmera contendo 14 CCDs de grande formato perfazendo 1,2 Gpixels, será capaz de produzir imagens de alta qualidade e um espectro de baixa resolução para todos os objetos observados.

Saiba Mais...

Apoio




O observatório Nacional junto com o Museu de Astronomia, apoia a Olimpíada Brasileira de Astronomia, com trabalho de administração de uma plataforma virtual de aprendizagem, contando com materiais de estudos, provas e simulados, junto à comissão responsável, para treinamento e seleção de alunos de todo o brasil, com o intuito de representação no IOAA(Olimpíada internacional de Astronomia e OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia).


Ensino de Astronomia


Criado para professores da OBA tem o objetivo de forma divertida, bem humorada, correta, completa, acessível e, sobretudo simples e provocativa os fenômenos da natureza, primeiramente os astronômicos. Tudo isso com a chancela de dois Institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação: o Observatório Nacional, primeira Instituição Científica do Brasil, e o MAST, o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

O projeto Olhai pro Céu Carioca vem convidar professores, alunos e o público em geral para levantar o olhar para o céu e observar o universo. O intuito do projeto é trazer a astronomia para mais próximo do público. Para facilitar a participação, tudo foi pensado para que você possa levar o AstroKit para sua escola e utilizá-lo durante o dia.